terça-feira, 30 de novembro de 2010

As três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
-Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
-Espera um momento - disse Sócrates - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
-Três peneiras? Que queres dizer?
-Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
-Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
-A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, devemos ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado o homem respondeu:
-Devo confessar que não.
-A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
-Útil? Na verdade, não.
-Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro,nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.




















faculdade Phênix- Professor Paulo Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário