domingo, 14 de novembro de 2010

Pré-Socráticos

Os pré-socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates.Essa divisão propriamente se da mais devido ao objeto de sua filosofia, em relação a novidade introduzida por Platão.
Também chamamos os pré-socráticos de naturalistas ou filósofos da physis (natureza)tinham como escopo especulativo o problema cosmológico. ou cosmo-ontológico e buscavam o princípio das coisa (arché).Seriam eles:
Tales de Meleto = Para ele o princípio das coisas seria o elemento água.
Anaximandro de Meleto = Acreditava na separação dos contrários conseqüência do movimento eterno.Para ele o princípio de tudo era o apeiron substancia eterna e infinita. 
Anaximenes de Mileto = O princípio era o ar, afirmou que a lua recebe a luz do sol.
Xenófones de Cólofon = O arche para ele é a terra, e combate o antropomorfismo dos deuses e defende um único Deus.
Heráclito de Éfeso = O princípio era o fogo e afirmava que todas as coisas estão em contínuo movimento (fluxo perpétuo).Afirmou "Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez não somos os mesmos e também o rio mudou''.
Pitágoras de Samos = O arche era os números.
Parménedes de Eléia = Afirmava que a unica coisa eterna é o ser (essência das coisas).As mudanças são ilusórias, Parménedes combateu Eráclito.
Empédocles de Agrigento = Defendia os quatro elementos(água,terra,ar e fogo) e o que unia e desunia era a força do amor e do ódio.
Anaxágoras de Clazomena = Pai da física quántica, defendia o n° infinito de elementos chamado de homeomerias (sementes invisíveis).
Demócrito de Abdera = Tudo o que existe é formado por átomos.

2 comentários:

  1. Foi retirado ítens da minha apostila da faculdades em que estudo Phênix introduzida pelo meu professor: Paulo Dias Gomes na disciplina de HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA.

    ResponderExcluir
  2. parabéns começou bem serei leitora assídua de seu blog e vou coloca-lo em minha lista de blogs

    ResponderExcluir